segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Frango com 2 limões

Pode parecer um tanto estranho este frango, mais garanto que fica delicioso. Esta receita foi tirada do livro da Marcela Hazan, uma chef italiana que reside nos EUA. O livro é fascinante, as receitas perfeitas e a autora escreve como ninguém. Sua narrativa é apaixonada e "saborosa", remete-nos a todos os cantos da Itália. Bem vamos a penosa.

Ingredientes
1 frango inteiro
2 limões
sal
pimenta do reino moída na hora
Lavar bem o frango, por dentro e por fora, depois secá-lo, eu costumo usar guardanapo de cozinha. Depois esfregar sal e pimenta pelo frango, tanto na pele pelo lado de fora, como na cavidade interna. Podem colocar bastante sal e pimenta, não tenham medo.
Pegar os limões, um palito e fure os limões pelo menos umas 20 vezes.
Introduzir os limões já furados na cavidade interna do frango e fechá-lo. Aí vem a parte mais difícil, pois os frangos congelados que encontramos nos mercados, vem com a cavidade toda arrebentada, o que dificulta o processo de fechar. Eu costumo colocar palitos e depois ir trançando com um barbante. Também é bom colocar papel alumínio na ponta das assinhas, para não queimar no forno. Depois que o frango estiver bem costurado, levar ao forno a uma temperatura de 200°, primeiramente com o peito para cima e na metade do cozimento virá-lo. Caso seja muito difícil virá-lo, deixe como está.

O segredo deste frango é o sumo do limão que vai se soltando com o cozimento e sendo liberado para umedecer o frango. Pode parecer esquisito, mais não leva nem um pouquinho de gordura para fazê-lo. Experimentem e depois me digam.

Cattleya aurantiaca



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aspargos ao parmezon


Confesso que gosto de aspargos, mais acho o preço um pouco salgado ao meu bolso, principalmente os arpargos in natura. Porém como todo mundo é filho de Deus, me permito algumas extravagâncias. Existem duas receitas que costumo fazer com aspargos, a que vou postar abaixo e uma sopa. As duas receitas são bem práticas, pois sinceramente, hoje em dia, ficar muito tempo na cozinha, somente em ocasiões especiais.

Ingredientes

1 maço de aspargos frescos

1 colher (sopa) de azeite de oliva

sal e pimenta do reino moída na hora

¼ xícara de parmesão ralado

Primeiro corte o final dos talos dos aspargos, pois esta parte é muito dura e fibrosa. Em uma assadeira, coloque os aspargos, o azeite, o sal e a pimenta e misture bem. Faça uma camada única de aspargos, não coloque um em cima do outro e polvilhe com o queijo. Leve ao forno até que os aspargos estejam macios e o queijo, derretido – 10-15 minutos. Sirva já.