sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Catasetum pileatum (imperiallis x Oro Verde) x (albo)


Mais uma vez, venho mostrar um Catasetum. Depois de algum tempo cultivando orquídeas, me ví meio que fascinada por esta espécie de orquídea. Mesmo parecendo estranho, elas tem algo de misterioso, de diferente, de mágico.
O Catasetum pileatum é possivelmente a espécie mais popular deste gênero, devido as suas grandes flores. Muitos híbridos originaram-se desta espécie. O gênero Catasetum, agrupas mais de cento e setenta espécies epífitas, raro terrestres ou rupículas, encontradas do México ao norte da Argentina, com maior número de espécies na Amazônia. Cerca de cem espécies existem no Brasil.






quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Callista Aggregata



Callista aggregata Kuntze é originária do nordeste da Índia e sudeste da China, onde seu habitat original caracteriza-se por clima sazonal de floresta tropicais asiáticas em altitudes de 500 a 1200 m, com chuvas esporádicas ao longo do ano, que proporcionam ambiente úmido, vegetando muitas vezes exposta a forte insolação.
A inflorescência apresenta cacho pendente com várias flores amarelo ouro, delicadas e de curta duração (motivo pelo qual borrife apenas as raízes da planta quando florida), medindo 3 cm cada uma. Dificilmente adapta-se ao plantio em vasos com substrato desfibrado.Vegeta muito bem em lascas de madeira (peroba ou outra qualquer rugosa e sem tanino). Pode ser plantada em troncos de coqueiros de jardins sob boa luminosidade com ótimos resultados. Planta fácil de ser cuidada se observados os elementos básicos de seu cultivo que são: plantio em lascas de madeira ou direto no tronco de alguma árvore e exposta a ótima luminosidade natural direta, exceto aquela sempre prejudicial entre 10h da manhã e 3 horas da tarde, quando deverá ter alguma proteção que lhe propicie luminosidade filtrada. Em orquidários ideal sua disposição sob telado com 50% de luminosidade. Esta avaliação destina-se ao público brasileiro.
Esta é a 2ª floração comigo, a primeira vieram apenas 2 flores, então acredito que as próximas sejam mais abundantes.