

Sei que num blog que também fala de comidas, parece um pouco tenebroso dar opinião sobre infestações de insetos, inclusive com foto, peço perdão aos culinaristas e chefs, porém há tempos venho lutando contra as formigas e consequentemente contra as cochonilhas, já tentei de tudo que é natural, pois ainda estou relutante em usar veneno (agrotóxico), pois as minhas orquídeas ficam muito próximas a minha cozinha e, já chega os agrotóxicos que comemos sem querer em nossos tomates e afins, já que os orgânicos aqui no Brasil ainda são muito caros e pouco acessíveis, então quero distância deles, pelo menos nas orquídeas.
Mas parece que as pragas descobriram meus sentimentos e não querem me abandonar. Já tentei a escovação com aplicação de água com detergente; café forte no substrato; Trichonart e Metanat (produto orgânico); óleo nim emulsionado, etc...Quando acho que o problema está resolvido, lá estão elas de novo. Atualmente estou com 5 orquídeas em quarentena.
A Cochonilha ou Dactylopius coccus é uma praga que dá em plantas e tem preferência pelo cacto Opuntia coccinellifera e formam uma espécie de farinha nas folhas contaminadas. São "besouros" diminutos (2 a 5 milímetros de comprimento) que formam colônias nas folhas (parecendo farinha), raízes e frutos das plantas, sugando a seiva, inoculando toxinas e provocando manchas, definhamento e morte da planta.
Dentro da classe, as cochonilhas são classificadas como Homópteras, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. Sugadoras implacáveis, elas roubam seiva da planta o tempo todo e são bastante diversificadas, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.
No meu caso, o problema original é com as formigas pois as cochonilhas secretam uma substância adocicada pelo ânus denominada "honeydew". Esta secreção é derivada do excesso de seiva da planta sugada pelo inseto, pois é este o alimento das cochonilhas. Esta substância adocicada atrai formigas o que passa, muitas vezes a ser um segundo problema para a planta. No local onde fica aderido o "honeydew" cresce um fungo negro, denominado fumagina que prejudica o desenvolvimento normal da planta. As formigas ao passearem sobre esta substância açucarada acabam por espalhá-la ainda mais, possibilitando o aparecimento do fungo em diversos locais na planta. E por todo lado que eu olho, vejo formigas passeando alegremente por entre as minhas orquídeas, aí que inferno....
Mas vamos a opção mais radical caso você não consiga de modo mais light.
Use Confidor que é um inseticida sistemico, a dose do Confidor usualmente é de 1g/3L d'água. Aplicar semanalmente (na infestação), depois quinzenalmente, depois mensalmente; alguns recomendam cada 60 dias como profilático, e não prejudica as plantas não. Apesar de ser pouco tóxico (tarja verde) é recomendado EPI completo para aplicação; como é sistêmico precisando ser absorvido pelas folhas da planta recomenda-se a aplicação no final da tarde, qdo os estômatos estão abertos, pulverizando toda a planta mas principalmente o verso das folhas (em dias muito quentes melhor 'regar' as plantas no final da tarde e aplicar uma hora depois - isto auxilia na abertura dos estômatos).
Em caso de chuva com menos de 24h a aplicação não vai funcionar, aí tem que começar do zero de novo.
Caso você realmente não queira o inseticida, tente uma limpeza no local afetado com o uso de água morna com sabão neutro e posterior escovação e aplicação de óleo nim ou óleo mineral, e constante verificação nas sua plantinhas, para que não ocorra um infestação sem limites e você possa combatê-las no início.