


Como boa neta de italianos, amo a culinária da terra nostra. Principalmente os antepastos, pães e molhos e massas.
Um dos primeiros livros que ganhei foi um espetacular sobre receitas italianas, de autoria da Marcella Hazan, este aqui.
Dele já tirei várias receitas e todas que realizei ficaram com um sabor todo especial, mesmo tendo que substituir alguns ingredientes não encontrados.
Este antepasto é delicioso, o azeite adquire um aroma adocicado vindo dos pimentões, misturado ao sabor salobra das alcaparras, é de comer lambendo os dedos e raspando o prato.
Na receita original é usado anchovas, porém como não sou muito fã, resolvi retirá-las.
Quando comecei a fazer esta receita eu grelhava os pimentões na chama do fogão, porém eles ficavam com um sabor meio defumado, meio queimado, que não era ruim, porém alterava o sabor e o aroma dos pimentões. Hoje coloco-os diretamente na grade do forno e eles são assados desta forma, para depois retirar a casca.
Antepasto de pimentões assados
2 pimentões - um vermelho e um amarelo
alcaparras em conserva
azeite extra virgem
sal
pimenta do reino moída na hora
Primeiramente coloca-se os pimentões inteiros na grade do forno convencional e assa-os até que se possa retirar a casca. Após a retirada da casca, cortar em tiras longitudinais de mais ou menos 1 cm de largura.
Colocar em um recipiente com tampa, caso o antepasto ser guardado na geladeira, da seguinte forma:
Uma camada de pimentões, uma camada de alcaparras, sal e pimenta a gosto e cobrir com o azeite e assim sucessivamente até completar o recipiente. na foto que eu postei não dá pra ter ideia de como fica no pote, pois já estava no final e eu transferi do pote original para a tigelinha da foto. Porém em um pote transparente ficariam em camadas sobrepostas uma em cima da outra.
Completar com o azeite até cobrir todos os pimentões. Caso você queira colocar as anchovas coloque-as como primeiro ingrediente antes dos pimentões e cuidado com o sal, pois elas já são bem salgadinhas.
Ao término, colocar o antepasto na geladeira e esperar umas duas horas, para que os ingredientes fiquem bem curtidos no azeite. Aprecie com um bom pão italiano ou uma brusqueta, agora, se não tiver nada disso, o nosso pãozinho francês vai muito bem.
Parece que temos pelo menos 2 gostos em comum. As panelas e as plantas são hoje em dia minhas companheiras de todos os dias e me dão um prazer enorme, principalmente se posso compartilhar.
ResponderExcluirGostei demais do seu blog, vou acompanhá-lo.
Boa semana
Valeu Márcia, vamos trocar muitas receitas e dicas sobre as plantinhas. Bjs.
ResponderExcluirmaravilha de antepasto êsse seu..ficou um colorido maravilhoso..bjus e otima semana
ResponderExcluirNossa eu adoro pimentão, minha mãe faz também, eu tento.
ResponderExcluirVou fazer o seu, pois eu também sou filha de Italiana.
mil beijos
Anna
falecomanna.blogspot.com
Lliane - obrigada pela visita e o comentário.
ResponderExcluirAnna - faz que é muito fácil, vc vai amar. Bjs.
Hmmm, fácil, apetitoso e bonito, acho que vou experimentar eheh
ResponderExcluir