quinta-feira, 5 de março de 2009

Escondidinho de carne moída



Como já postei anteriormente, tento aproveitar as sobras de forma a fazer novos pratos, que agradem pelo sabor e pela aparência.
Aqui em casa faço muito carne moída, pois é um meio de fazer minha filhota comer carne, de uma forma mais rápida, pois nunca vi demorar tanto para mastigar, nem parece que tem dentes, e olha que já nasceram todos. Acho que ela vai comer churrasco só com 15 anos...
Então sempre tem carne moída por aqui e sobras dela, então vamos fazendo várias comidinhas, e desta vez tinha uma sobra de catupiry prestes a ficar esquecido na geladeira, o que seria um pecado.
Mais chique seria um escondidinho de carne seca ou até camarão, aí seria supimpo, mas tive que usar a simples carne moída, e mesmo assim ficou tão bom que dava para repetir.

Escondidinho de carne moída
Ingrediente:
carne moída já pronta
1k de aipim
catupiry
manteiga
1 gema

Modo de fazer:
Colocar o aipim para cozinhar em água com sal, até ficar bem mole, é importante ser um aipim de boa qualidade para poder amassar sem muito sacrifício.
Depois de cozido, amassar até virar um puré, colocar um pouco de manteiga para fazer a liga.
Pegar os ramequins e forrar com o puré de aipim, colocar a carne moída de forma a fazer uma caminha para acomodar o catupiry e, por fim fazer uma tampa com o puré e fechar o ramequim. Pincelar com a gema de ovo e colocar em forno médio, por volta de 180°.


Carne Moída
Ingredientes:
1 k de chá ou patinho
2 dentes de alho
2 c. sopa de molho de tomate
sal
óleo

Modo de fazer:
Temperar a carne com o alho amassado e sal. Deixar descansar por volta de 30 minutos. Em uma panela deitar um fio de óleo, esquentar e colocar a carne. Aí vem o segredo para a carne ficar bem soltinha, 1º pedir ao açougueiro que passe 2 vezes pelo moedor e na hora de fritar a carne, com auxílio de uma colher de pau ir socando a carne até não haver mais nada empelotado. Aí então colocar o molho de tomate e água suficiente para cobrir a carne. Diminuir o fogo e corrigir o sal. Deixar a água ir secando até a carne estar cozida e macia, caso necessário vá colocado mais água aos poucos.

4 comentários:

  1. Eu faço muitas vezes escondidinho de frango e adoro! Prefiro as carnes brancas mas este também deve ficar excelente :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ameixa, escondinho é sempre bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia, amo escondidinho de qualquer coisa, rsrs.!

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !