quinta-feira, 5 de março de 2009

Jantar romantico e a Sopa de tomates dos Açores






Ultimamente não tenho tido muito tempo para elaborar pratos mais rebuscados, pois os outros afazeres estão me deixando extremamente cansada e olha que acabei de vir de férias.
Nunca imaginei que a falta de uma ajudante em casa me fosse um fárduo tão pesado. Pobres profissionais que são pouco reconhecidas, talvez por falta de profissionalismo, talvez por falta de ensino fundamental, ou talvez por nossa sociedade, que mantém a cultura de uma profissão de nível inferior. E são essas mulheres que muitas vezes aguentam nossa TPM, nossos filhos manosos e deseducados, nossas manias e reclamações e que também tem em sua vida familiar, filhos, maridos e problemas, dos quais não temos conhecimento e sempre queremos uma profissional apta a cumprir nossas ordens e desejos.
Afinal, por que estou a filosofar em tal assunto, talvez seja pelo motivo de estar sem ajudante à hum ano e tal fato tem me deixado além de cansada, um tanto sem paciência, principalmente para cozinhar, pois a cozinha por obrigação do dia dia é extenuante. Bem, mais mudando de assunto e falando de coisas boas resolvi fazer um jantar romântico pro maridão e sair um pouco da rotina. Preparei a mesa com o carinho que a ocasião merecia enquanto meu maridão colocava a Anjinha para dormir, e olha que isso demora, pois tem sempre que contar história e depois ela quer outra história e assim vai....
Pesquisando em alguns blogs que acompanho achei
aqui, esta receita que me pareceu ideal para um jantarzinho leve e saboroso. Já fiz outras sopas de tomate, inclusive Gaspacho e nenhuma tinha me agradado, como esta o fez. A chamei de sopa de tomates dos Açores em função da história contada pelas autoras do blog e não porque a minha foi feita com os tais tomates. Aqui no Brasil não temos as variedades dos tomates da Europa, principalmente os da Itália que são deveras suculentos e adocicados, e tentando me aproximar de tais sabores comprei tomates italianos bem maduros e me pus a executar a receita, que de cara me pareceu ser muito saborosa em função da mistura dos ingredientes.
E para fechar a noite ou abrí-la..., um vinho branco de procedência da África do Sul, que gosto muito, pela frescura, pouca acidez e o sabor acentuado de suas uvas. O Fleur du Cap em especial é um dos mais importantes vinhos da África do Sul, sendo que sua
vinícola respeita as diretrizes internacionais para garantir a preservação do meio-ambiente nas práticas vinícolas. Sua colheita é manual e a elaboração artesanal.



Sopa de tomates dos Açores
Ingredientes:
650 g de tomate maduro
500 ml de água
1 cebola grande
2 ovos
1 dente de alho
Coentros picados (1/3 do molho)
Sal
Pimenta

Descascar os tomates tirando a pele e as sementes, caso você não tenha um descascador apropriado, coloque os tomates para ferver por 1 ou 2 minutos e depois de frios as peles saem com facilidade. Numa panela, refogar a cebola com o azeite até ficar bem macia, sem deixar queimar. Juntar o alho picado. Adicionar os tomates, que devem ser cortados sem preocupação. Temperar com sal e deixar apurar uns 5 minutos. Colocar a água quente, na receita original elas usaram 1 litro, porém achei muito e diminuí. Juntar uma parte dos coentros picados. Assim que estiver fervendo, baixar o foga e deixar por cerca de 15 minutos. Apagar o fogo, temperar com pimenta e sal. Bater bem 2 ovos. Juntar os ovos à sopa, mexendo sempre com um garfo. Levar a sopa ao fogo 1 ou 2 minutos para cozinhar os ovos. Finalizar com o resto dos coentros picados. Caso você não goste muito de coentros, diminua a quantidade, porém não os exclua da receita, pois dão um aroma e sabor peculiar e necessário. E bom apetit.


Fotos Ana Paula Souto

3 comentários:

  1. Achei legal a sopa de tomate, mas me diga na taça de vinho tem um suporte em cima de croche??
    Bom fim de semana e:

    Se puder vá no gamela presentes até dia 18/03
    Site: http://gamelapresentes.blogspot.com e comente que você foi conhecer o blog e eu indiquei e coloque o meu nome(Anna) e o nome do meu blog(http://www.falecomanna.blogspot.com) no comentário do gamela, assim estarei concorrendo a um lindo prato de bolo.
    Ele é tão lindinho!!! Assim quem for na minha casa poderá comer bolo num prato chique!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Anna - não tem suporte não, é apenas um porta copos de croche. bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto de programar um jantar romantico, quando tiver mais idéias, mande sempre.
    Adorei!!

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !