quarta-feira, 15 de abril de 2009

Miltonia clowesii

Este mês estou mais para os vasos que para as panelas, talvez porque esta época do ano seja bem favorável no meu orquidário, apesar de ontem ter descoberto que algumas orquídeas foram atacadas de novo pelas cochonilhas, o que é um tormento por aqui, uma luta constante.
Há muitos anos, estive em Friburgo num sítio de um amigo e ví numa árvore várias e várias orquídeas, na época já gostava delas, porém não tinha conhecimento suficiente para cuidar, mesmo assim pedi ao meu amigo umas mudinhas. Levei para casa e plantei em um vaso de barro, sem furo nas laterais e com bastante terra, imagina só, um pecado para este tipo de orquídea, já que é uma epífita. Os meses foram se passando, os anos e nada de flor, porém ela ia crescendo cheia e bonita. Já tinha desistido das flores, quando em certo ano, a Miltonia se encheu de flores, lindas, bem branquinhas e com o labelo estriado de rosa, fiquei tão feliz e agradecida a plantinha por ter me brindado com aquelas flores tão delicadas. Anos depois fiquei sabendo que se tratava de uma Miltonia spectabilis e que elas não gostam de clima quente, um contraste muito forte, pois morava no Rio de Janeiro e o verão é escaldante. Toda orquídea é um mistério e devemos ter calma e perseverança para cultivá-las.
Esta Miltonia floriu em janeiro deste ano, mas estou um pouco atrasada nas postagens. Já é a sua segunda floração, acredito que na próxima a haste floral venha com mais botões.



3 comentários:

  1. Quanta coisa linda, hein?
    Seu blog chega a ser perfumado...
    Ah, depois passa lá na Nossa Casa e participe da campanha do Criative-se pela adoção de animais.
    Bjokas
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Ana , suas orquideas estão lindas, vc deve ter o maior orgulho delas né? Eu tb em relação as minhas suculentas, Como é bom ter um prazer assim vindo da natureza.
    Um beijo leila

    ResponderExcluir
  3. Lets - vou ver a campanha sim! Minha filha é maluca por cachorros. bjs
    Leila - tenho muito orgulho sim, elas me enchem de alegria e acalmam meu coração. bjs

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !