quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Callista Aggregata



Callista aggregata Kuntze é originária do nordeste da Índia e sudeste da China, onde seu habitat original caracteriza-se por clima sazonal de floresta tropicais asiáticas em altitudes de 500 a 1200 m, com chuvas esporádicas ao longo do ano, que proporcionam ambiente úmido, vegetando muitas vezes exposta a forte insolação.
A inflorescência apresenta cacho pendente com várias flores amarelo ouro, delicadas e de curta duração (motivo pelo qual borrife apenas as raízes da planta quando florida), medindo 3 cm cada uma. Dificilmente adapta-se ao plantio em vasos com substrato desfibrado.Vegeta muito bem em lascas de madeira (peroba ou outra qualquer rugosa e sem tanino). Pode ser plantada em troncos de coqueiros de jardins sob boa luminosidade com ótimos resultados. Planta fácil de ser cuidada se observados os elementos básicos de seu cultivo que são: plantio em lascas de madeira ou direto no tronco de alguma árvore e exposta a ótima luminosidade natural direta, exceto aquela sempre prejudicial entre 10h da manhã e 3 horas da tarde, quando deverá ter alguma proteção que lhe propicie luminosidade filtrada. Em orquidários ideal sua disposição sob telado com 50% de luminosidade. Esta avaliação destina-se ao público brasileiro.
Esta é a 2ª floração comigo, a primeira vieram apenas 2 flores, então acredito que as próximas sejam mais abundantes.


2 comentários:

  1. Valeu Ana Paula,tenho esta orquidea mas não sabia o nome.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Paulo assim ela não fica mais anonima. Na minha mudança perdi várias etiquetas com a identificação das orquídeas.

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !