Subscribe Now: standard

domingo, 23 de junho de 2013

Filha doente e Polenta italiana com ragú



Quinta feira, filha amanhece com dor de garganta, que evolui para febre, dor na cabeça e muito catarro (palavra horrível para um post de comida...irk) Ida à pediatra e batata...antibiótico, e outros remédios afins para o quadro. Resumindo a viajem teve de ser adiada, então ficaremos em casa.
Chega o final de semana  e o frio com ele. O vento foi chegando de mansinho e tomando conta da paisagem. Estávamos então precisando esquentar a alma e o corpo. Geladeira meio que vazia e poucas opções para o almoço de sábado.
Com a filha doente e a geladeira vazia, tinha que fazer algo que ela gostasse de comer. E uma luz brilhou. Vou fazer polenta, pois fubá para polenta sempre tem aqui em casa.
E deu certo, apesar da falta de apetite por causa do antibiótico, ela lambeu os lábios quando viu o almoço.

Polenta 
(receita do livro Fundamentos da cozinha italiana - Marcella Hazan)

Ingredientes:

7 xícaras de água
1/2 colher de sopa de sal
1 2/3 xícaras de fubá amarelo ou polentina

Coloque a água para ferver numa panela grande, adicione o sal e mantenha a água fervendo, vá adicionando o fubá, deixando ele cair por entre os dedos, sempre mexendo para não empelotar.
Depois que tiver colocado todo o fubá, continue mexendo por vinte minutos ou mais, até formar a polenta, que acontece depois que a massa se desprende da panela, sem deixar resquícios dos lados da panela.
Umedeça o interior de uma tigela com água fria, retire a polenta da panela e coloque na tigela. Depois de quinze minutos vire a tigela numa superfície e transfira para o local onde for serví-la.
Ainda quente passe uma camada de manteiga por cima da polenta e abra um espaço para colocar o recheio que desejar, no meu caso coloquei ragu.
Você pode usar também gorgonzola cremoso, juntamente com a manteiga e o parmesão. Ou somente manteiga com parmesão.
Para os italianos a polenta é mais apetitosa se estiver com a consistência firme ao ser mexida, do que fina e mole como um mingau.

Ragú de carne moída

500 grs de carne moída de boa qualidade (chã ou patinho)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
1/2 pimentão verde
salsinha a gosto
1 tomate se casca
2 colheres de sopa de molho de tomate
um fio de óleo
sal e pimenta a gosto

Pegar a carne moída ainda crua e espremer o dente de alho, mistura bem e colocar também a cebola picadinha e o sal e a pimenta.
Aquecer o fio de óleo e fritar a carne, socando com uma colher de pau (ou silicone) até que a carne esteja sem as bolotas, e fique bem picadinha e solta. Acrescentar o pimentão também bem picadinho. Depois que o pimentão estiver murchado um pouco, colocar o tomate e o molho de tomate, mexer bem.
Diminuir o fogo e ir colocando água aos poucos, até que a carne esteja cozida. Ao final colocar a salsinha picada. Corrigir o sal e pronto.

Você também pode usar carne de músculo para fazer essa receita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !