quinta-feira, 28 de maio de 2009

Camarão com chuchu à baiana




Simples e saboroso, é como posso definir este prato. Alguns vão achar uma heresia gastar camarões para comer com chuchus, em determinados momentos também vou concordar, mas esta mistura me recorda a Tia Cidinha. Nos tempos das vacas magras a tia comprava aquele camarão pequenino, que em alguns lugares é chamado de camarão "lixo" e fazia com chuchu. Aquele prato, apesar de simples era comido como um banquete, valorizado até o escorrer do último caldinho, e ficávamos com a sensação de satisfação, tal como um sete barbas. Então para Tia Cidinha, o velho camarão.

Ingredientes:
1 kg de camarões (o tamanho vai depender do seu bolso, mas eu não recomendo o VG)
700g de chuchu
1 tomate sem pele e sementes
1 1/2 copo americano de água de coco
1 colher de sobremesa de azeite de dendê
1 cebola picada
1/2 maço de coentro picado
sal
pimenta
azeite
1 limão

Primeiramente você deve limpar os camarões, retirando a cabeça, o rabo e as tripas. Depois fazer uma marinada com azeite, limão, sal e pimenta do reino, e deixar descansar.
Picar os chuchus em quadradinhos de tamanho pequeno. Em uma panela refogar a cebola em um fio de azeite até murchar, colocar os chuchus e o tomate picado, refogar mais um pouco, e colocar a água de coco, provar o sal e deixar cozinhar, cuidado para que os chuchus não cozinhem demais. Quando o chuchu estiver al dente, acrescentar os camarões, que devem estar na marinada por pelo menos 30 minutos. Os camarões cozinham muito rápido, quando estiverem com uma coloração rosa, coloque o azeite de dendê e corrija o tempero. Por fim, deite os coentros e desligue o fogo, pois o calor que está na panela vai dar o toque final no cozimento. Depois é só comer com um arroz bem branquinho.


4 comentários:

  1. Aqui em casa só eu comeria, não sei que implicância é essa com o chuchu, eu gosto tanto, quando faço suflê, digo tudo que tem dentro menos o chuchu, e eles comem bem felizes, é ou não é implicância??!!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  2. Lú - Tb não entendo essa implicância com o chuchu, assim é bom, sobra mais pra gente, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta receita, pois o camarão vai dar mais valor ao chuchu.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Anna - com dendê e coentro, fica especial, tanto o chuchu, quanto o camarão, bjs.

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !