sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pudim de claras e raspas de limão

Este foi o meu 1º doce. Aprendi através de uma coleção de culinária que vendia nas bancas de jornal, não me lembro mais do nome, eram fichas destacáveis, que eu guardava numa caixinha de acrílico que era o arquivo. Fiz poucas receitas desta coleção, mas o pudim de claras sempre me deu alegrias, pois invariavelmente ele dava certo e, hoje em dia é o doce favorito do meu marido, coisas da vida !

Ingredientes:
7 claras
14 colheres de sopa de açúcar
raspas de limão.

Bater as claras até atingir o ponto de neve, isto é, quando você virar o refratário e elas não caírem. Ir colocando o açúcar aos poucos e ir batendo, até formar uma massa homogénea. Ao final raspar 1/2 limão e incorporar a massa. Pegar uma forma com buraco no meio e caramelizar, esta etapa é a que eu acho a mais difícil. Bem eu coloco uma quantidade de açúcar suficiente para cobrir o fundo da forma e levo ao fogo, quando o açúcar começar a derreter, coloque um pouco de água para formar a calda, deixe esfriar um pouco e coloque a massa do pudim. Aí vem o pulo do gato, depois que você colocar toda a massa do pudim, pegue a forma e dê umas batidinhas com a forma contra uma superfície plana, para tirar o ar da massa e, assim o pudim não vai ter buracos quando desenformá-lo. A quantidade de claras vai depender do tamanho do pudim que você vai fazer, essa quantidade da receita é ideal para um pudim de tamanho médio. Coloque no forno previamente aquecido à 180°C. Faça o teste do palito para verificar se está cozido.

6 comentários:

  1. Q ISSO?MENINA,ISSO PARECE TA BAUM DE MAIS DA CONTA,AMANHA MSM VOU TENTAR FAZER,..TENTAR NÉ,PORQUE APESAR DE PUDINS SER MEU DOCE FAVORITO,NAO CONSIGO FAZER UM QUE DESENFORME SEM QUEBRAR,NOSSA,....MAIS ESSE SEI PARECE ESTAR TÃO GOSTOSO...BJUS SEU BLOG ESTA UMA DELICIAAA..

    ResponderExcluir
  2. Oi Kika, existem muitas dicas para desenformar, no caso do Pudim de claras, basta esperar amornar um pouco e passar uma faca em volta da forma, para soltar um pouco. Bjs. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto demais de pudim de claras, mas ainda não tentei fazer.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. Lu - é a sobremesa preferida do maridoco, então faço sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  5. QUERO MAIS!!!
    JÁ TÁ NA HORA DE FAZER OUTRO DESSES!!!
    CMBS.

    ResponderExcluir
  6. Mô - calma, hoje tem pudim de leite de coco e raspas, bjs.

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !