terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sopa de aspargos com croutons caseiros





Ontem o tempo mudou bruscamente, começou uma chuva incessante e ventos e fez até um friozinho, já que em novembro isso é um pouco raro na região sudeste. Eu tinha na despensa uma lata de aspargos, que vinha guardando para uma ocasião, confesso que queria fazer outra receita com os aspargos, algo mais gourmet...

Porém esta receita não perde em nada para nenhuma outra, pois é leve e saborosa. A encontrei esta receita na net a tempos de autoria da Maria Lucia Gallera, porém fiz algumas modificações que me pareceram mais pertinentes.

Sopa de aspargos
1 lata de aspargos
1 cebola grande, não se assuste com a quantidade, pois ao final nem vais perceber.
2 colheres de sopa de manteiga, usei margarina.
4 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
2 litros de caldo de galinha, eu usei apenas 1,5 litro pois com 2 litros a sopa fica rala.
1 copo tipo de requeijão de leite
sal


Doure levemente a farinha na manteiga, junte a cebola cortada em rodelas bem finas, misturando tudo, refogue um pouco e, sempre mexendo, adicione a água dos aspargos e o caldo de galinha. Ferva por uns 5 minutos e passe pelo liquidificador. Torne a levar ao fogo e adicione os arpargos cortados em pedaços de mais ou menos 2 cm. Tempere com sal, deixe ferver por alguns minutos, e junte o leite, mexa bem e sirva assim que levantar fervura de novo.

Desta vez não coloquei o leite, não o tinha e digo que não fez falta nenhuma.

Croutons caseiros da minha avó


Na casa da minha avó Carmem, durante a minha infância sempre teve sopa à noite, sempre...e junto com a sopa vinham aqueles pedacinhos de pão, com gostinho de manteiga que me faziam comer mais os pãozinhos que a sopa propriamente dita. Anos depois apareceram os croutons, e quando os ví, me remeti a infância e descobri que minha avó já os fazia a muito tempo, só que de uma forma menos dura e mais saborosa.


Croutons
2 pães francês dormido
2 colheres de sopa de manteiga


Cortar o pão em pequenos pedaços quadradinhos, colocar a manteiga em uma frigideira que acomode todo o pão, sem sobrepor, depois que a manteiga derreter colocar o pão cortado e ir mexendo até ficar crocante e dourado.

5 comentários:

  1. Esta sopa, feita por vc, sempre fica ótima, mas esta (a da foto) ficou extraordinária.

    E os croutons..., ótimos acompanhamentos que sozinhos já fariam bem o papel principal.

    Reconheço que sou suspeito, mas também sou sincero.

    Sou fã de sua comida e do seu bloq.

    CMBS

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, muito interessante o seu blog,comida! Não sabia que voce era chegada gostei muito das receitas, com certeza que que não quero muita coisa com o fogão, vou prepará-las e depois te conto.Continue colocando para nós coisas gostosas e bonitas.Estou adorando.Beijos em todos Maria Jesus

    ResponderExcluir
  3. OK Maria, o provador oficial já deixou a opinião com relação ao sabor. Estarei sempre colocando algo bem gostoso e de preferência fácil de fazer.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ana, adorei a ideia dos croutons, gosto muito! Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Fabiana - seja bem vinda. Os croutons além de serem saborosos, saem bem mais baratos. bjs

    ResponderExcluir

Quebre um vaso, raspe a panela e deixe seu comentário, ele é muito bem vindo !